Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Trecho que liga os municípios de Santa Maria a Itaara tem cerca de 4km
Há meses "esquecida", castigada pelo vandalismo e pelas últimas chuvas, a Estrada do Perau , desde a manhã desta quinta-feira, contava com a presença de equipes de limpeza e de manutenção. O serviço havia sido prometido pela prefeitura de Santa Maria, para a segunda quinzena de março.
Com quatro quilômetros de extensão, a via é uma rota alternativa que liga Santa Maria a cidade à vizinha Itaara, conta com mirantes é um dos cartões postais da região.
Começa força-tarefa para recuperar as estradas dos distritos
Para quem é acostumado fazer o trajeto, as manutenção são bem-vindas, mas incompletas. A vegetação alta e o lixo espalhado está , gradativamente, sendo recolhido. Contudo, os buracos, sobretudo, no primeiro quilômetro do trecho ainda tiram a paciência dos motoristas.
_ Olha, já teve pior. Muito boa essa ação de limpeza, mas a questão é a buraqueira. Isso não termina - lamentou o engenheiro civil, Guinter Schreiner, 52, anos que tem casa passa pelo local no mínimo, uma vez por dia.
Outro problema é a pichação, que segue estampando os mirantes e os descartes irregulares de móveis e eletrodomésticos.
Há 20 anos, o aposentado João Oliveira, 55 anos, perdeu o otimismo. Ele vive em Itaara e vê um cenário de repetição:
_ Parece que não tem jeito. Como é calçamento, chove, solta tudo e demoram para arrumar. Já a questão do lixo, não é nem culpa do poder público. Eles limpam em um dia, mas a população não cuida.
Dois anos depois, santa-marienses têm pracinhas de brinquedos de volta
Segundo Paulo Roberto de Almeida Rosa, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, não há nenhum projeto que contemple a recuperação na trafegabilidade da estrada. A ação está voltada a aspectos do visual e da preservação, além de garantir a operacionalidade das obras sem atrapalhar a trafegabilidade:
_ A intenção é de recuperar a estarda, mas nossos recursos são restritos e é preciso de um projeto adequado que mantenha aquela via original. O apelo que fizemos que uma toma de consciência da população. Infelizmente Santa Maria tem essa marca de descaso com o lixo. É preciso que as pessoas cuidem o do que é seu.
Foto: Lucas Amorelli (Diário)
24 funcionários trabalham na manutenção da grama e na pintura do meio-fio
Manutenção
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, as atuais intervenções incluem corte de grama, limpeza, recolhimento de resíduos, pintura dos meios-fios e poda de árvores nos mirantes. São 24 funcionários da Sulclean, empresa que presta serviços para prefeitura, atuando na execução dos trabalhos. Serão contemplados com os serviços, uma extensão de cerca de três quilômetros, que incluem a Estrada do Perau, no trecho pertencente a Santa Maria e, ainda, parte da Rua Vereador Antônio Dias, no Bairro Campestre do Menino Deus, na Zona Norte de Santa Maria. A expectativa da Secretaria é que os trabalhos no local durem cerca de uma semana e que aconteçam a cada quatro meses, coincidindo com a troca das estações do ano.
Durante os serviços, o trânsito flui normalmente e não necessita de interrupções.
Estrada do Perau
- Intervenções _ Corte de grama, limpeza, recolhimento de resíduos, pintura dos meios-fios e poda de árvores
- Quando _ De ontem até 15 de abril
- Trecho - Cerca de 3 quilômetros, do trecho pertencente ao município de Santa Mar
- O cronograma dos serviços podem ser modificado em caso de chuva
*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura